O que fazer quando um cliente fala que o produto ou serviço que você está vendendo tá caro? Neste artigo você vai descobrir como responder essa objeção da melhor forma.
Porque as pessoas pedem desconto?
A barganha é algo que está na cultura brasileira, somos uma das poucas populações que fica feliz em pedir desconto e conseguir. Por exemplo, lembre quantas vezes você já viu algum amigo se gabando porque conseguiu pagar mais barato algo.
E isso é algo que está quase no automático, muitas vezes nem se pensa mas já se pede um desconto.
A verdade é que as pessoas falam que está caro porque não viram valor naquilo que você está vendendo, em outras palavras estão comparando com algo que pra elas é a mesma coisa.
Um exemplo básico disso é quando você vai ao supermercado e quer comprar um achocolatado, muitas vezes o que mais importa para as pessoas é o preço e não de qual marca, porque na cabeça delas achocolatado é a mesma coisa.
E é isso que elas estão fazendo com o seu produto ou serviço, tratando de forma de forma genérica.
E o que fazer quando o cliente fala que tá caro?
Para você nunca mais escutar de um cliente que está caro, você precisa aprender a ancorar e diferenciar aquilo que você vende, seja um produto ou um serviço.
Primeiramente, o que é fazer uma ancoragem? Nada mais é que você posicionar um valor na cabeça do seu cliente. Por exemplo, imagine que eu falo que vou vender a você um Iphone 12.
Responda com sinceridade, em algum momento você pensou que o preço seria menos de 4 mil reais? Provavelmente não, porque você já tem ancorado na sua cabeça que um iphone ele tem um preço elevado.
Mas como fazer isso no seu produto ou serviço? Basicamente você precisa criar consciência nos clientes que o que você vende vale mais que o preço que está sendo cobrado.
Por exemplo, o iphone é tido como um artigo de luxo porque famosos usam ele, pessoas de sucesso também, então na sua cabeça algo assim tem que custar caro.
Porém, talvez você venda algo que seja padrão, por exemplo uma roupa, comida ou prestar o serviço de advocacia, uma planta de arquitetura, ensaio fotográfico etc.
Quando falo padrão, digo ao modo que as pessoas veem, porque acham que o preço deve ser igual em todos os lugares. E como fazer para para que as pessoas não comparem o seu como mais um?
Como não ser mais um no mercado?
O maior segredo para não ser mais comparado a outros produtos ou serviços inferiores é aprender a se diferenciar.
O jeito mais simples para se diferenciar dos outros é ser tornando uma referência ou como falam normalmente uma autoridade naquilo que vende.
Quando você ganha o título de melhor naquilo que você vende a percepção de quem compra muda. Lembre-se do iphone, se fosse qualquer outro celular você pensaria em um preço de 1000 ou até 2 mil reais por um bom.
Porém, um iphone tem o título de melhor celular então você não imagina comprar ele por menos de 5 mil. E isso porque estamos falando de um produto, imagine agora em uma obra importante ou em problema judicial sério, ou as fotos de um casamento.
São serviços importantes, que quando você quer ter certeza de um bom trabalho sempre vai querer os melhores.
A ancoragem e a diferenciação andam de mãos dadas, por isso é muito importante você saber fazer os dois da forma correta, pois se não pode não dá certo.
E hoje você não precisa gastar os milhões que a Apple investiu para ancorar e diferenciar o que vende, você só precisa de um celular e as estratégias certas.
Porque como eu disse, falar que tá caro é porque o cliente não viu valor no que você vende, e a forma mais barata e efetiva de mostrar esse valor é usando a internet, mais especificamente com o instagram.
Hoje ele é a rede social que mais proporciona vendas para quem quer começar do zero, mas você precisa saber as estratégias certas, para saber o que postar, quando postar, como atrair clientes.
Por isso eu criei o curso Negócio Magnético, onde eu ensino todo o passo a passo para sair do zero aos 10k por mês com um instagram, atraindo clientes todos os dias.